Fotos da Escola Marilda e Dependências

Fotos da Escola Marilda e Dependências
Escola Marilda

domingo, 5 de setembro de 2010

perfil da comunidade de estorno

Entrada da Escola Marilda
A primeira questão que se coloca aqui é estabelecer o que vem a ser uma “comunidade”. O conceito de comunidade quase sempre é cheio de armadilhas e ambigüidades que o tornam problemático. Como diz ALMEIDA (2002), “Se há uma comunidade escolar é porque temos uma série de outras comunidades: a de saúde, a da Igreja, etc...Reforçando a idéia de que só fazem parte da comunidade escolar, os pais e responsáveis de alunos matriculados, afasta-se quem não estiver dentro desse grupo. Se a escola é pública qualquer pessoa não poderia dela participar e nela interferir? Para TONNIES (apud HORA, 1999), a concepção perfeita de comunidade vem a ser justamente a aldeia, onde todos são de certa forma parentes que compartilham do mesmo objetivo comum.
A outra questão com relação à escola é sobre qual o papel que ela pode ou deve desempenhar neste século. No novo milênio, é consenso para vários autores que a escola tem que preparar cidadãos, conscientizando-os para a sua cidadania, porém, segundo FREIRE (1987), não existe uma consciência antes e um mundo depois e nem vice-versa, pois a intencionalidade da consciência humana não morre na espessura de um envoltório sem reverso. Ela tem dimensão sempre maior que os horizontes que a circundam. Segundo este prisma, a escola sozinha não pode conscientizar.
A comunidade é na sua maioria da área urbana,área esta que tem uma característica particular, pois é separado no centro da cidade,isso faz com se torne mais independente do restante do município.A maioria de suas ruas é calçada e arborizada,além da rua principal ser asfaltada.

Um comentário: